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Este artigo é uma tradução e publicação de "The Greatest Legacy for Future Generations". Para obter as informações mais recentes, consulte o artigo original.
Como alguns de vocês devem saber, GLASP significa "Maior Legado Acumulado como Prova Compartilhada". Nossa esperança é que, por meio do GLASP, o aprendizado e as atitudes das pessoas em relação ao aprendizado sejam públicos e acessíveis a outras pessoas e que sejam transmitidos a outros e às gerações futuras.
Chegamos a esse pensamento e desejo em parte devido à nossa experiência, mas também em grande parte devido à influência de um livro que estamos prestes a apresentar. O livro é uma transcrição de uma palestra dada por Kanzo Uchimura, um cristão japonês, em 1894 e publicada em 1897. Fomos fortemente influenciados por este livro e o lemos muitas vezes desde então, e decidimos traduzir e publicar este livro sobre a fundação da Glasp na esperança de que você também o leia. Aqui está o conteúdo do livro. O conteúdo original em japonês está disponível aqui. (*Confirmamos que não há violação de direitos autorais.)
No livro, o autor menciona quatro legados a serem passados às gerações futuras: dinheiro, negócios, pensamentos e uma vida nobre e corajosa.
Índice
- Introdução
- Dinheiro como legado
- Negócios como legado
- Pensamentos como um legado
- Vida nobre e corajosa como legado
Introdução
É verão e estamos no pico da montanha. Eu poderia acenar minhas mãos e voar meus pés e adicionar um pouco de calor ao meu sangue e fazer seu sangue fluir, mas eu não gosto de fazer isso, e eu não acho que você gostaria também. Então, eu sei que este palestrante pode ser o pioneiro do orador cristão sentando-se para falar em uma conferência cristã (a sala inteira riu), mas se isso servir ao meu propósito, estou disposto a quebrar o precedente e sentar para conversar com você aqui. Você pode considerar isso outro ato do partido subversivo (aplausos).
Portanto, intitulei este artigo "O Maior Legado para as Gerações Futuras". Se eu fosse escrever sobre todos os meus pensamentos e sentimentos sobre este assunto, poderia levar mais do que a hora normal. Se ficar muito longo e chato, sinta-se à vontade para sair, e se eu ficar cansado novamente, posso pedir uma pausa. Se ficar muito longo, posso mencioná-lo então, pois tenho uma hora amanhã de manhã. Não quero fazer um discurso barulhento quando estou em um lugar tão limpo e silencioso, como faço em Tóquio ou outros lugares barulhentos onde todos estão de bom humor. Estou aqui para me encontrar com você, falar o que penso e responder às suas perguntas.
Ao visitar Tóquio para esta escola de verão, parei em Tóquio e conversei com meu avô sobre poesia. Meu avô trouxe um poema antigo de Sanyo. Foi este livro que meu avô me deu que li os poemas de Sanyo pela primeira vez (segurando o livro na mão). Trouxe o livro de Sanyo comigo novamente quando vim para esta escola de verão. No livro, há um poema que me encorajou quando eu era muito jovem. Como todos sabem, este poema é o primeiro dos poemas de Sanyo: “Meus treze anos voaram como o fluxo de um rio. O céu e a terra são eternos e imutáveis, sem começo ou fim, mas a vida é passageira, e o que nasce certamente deve morrer. Já que me foi dada uma vida limitada, devo de alguma forma me esforçar para me tornar como os grandes homens do passado e realizar uma tarefa digna que permanecerá na história por mil anos.” É um poema famoso que Sanyo escreveu quando tinha 13 anos. Olhando para trás, para minha própria vida, li este poema quando ainda era estudante em uma escola de línguas estrangeiras e não pude deixar de concordar com ele. Sou fraco desde criança, mas meu corpo fraco não tem lugar na sociedade e não há linha telegráfica para me puxar para a sociedade. Estou determinado a me tornar uma pessoa histórica para que meu nome permaneça como uma das linhagens nos livros de história do milênio. Não considero esse desejo um desejo ruim. Quando contei a meu pai e contei aos meus amigos, eles ficaram muito felizes. "Se você tem tanta esperança, sua vida é muito promissora", disseram. No entanto, quando de repente entrei em contato com o cristianismo e recebi os ensinamentos cristãos que geralmente eram pregados neste país, perdi muito do desejo que tinha quando jovem de ser uma pessoa cujo nome permanecerá como uma das linhagens nos livros de história do milênio. Eu tinha uma visão pessimista do mundo. Em outras palavras, cheguei à ideia de que se tornar uma pessoa cujo nome permanecerá como uma das linhagens nos livros de história do milênio é uma ideia carnal, descrente e pagã, não devemos passar nossos nomes para as gerações futuras, e devemos tirar a ideia. Portanto, minha vida pode realmente ter sido mais pura do que a anterior. Mas também foi mais chata do que a última. Eu tinha o desejo de evitar pecar, evitar fazer qualquer coisa que fosse prejudicial a Deus e simplesmente terminar esta vida de uma boa maneira para que eu pudesse ser salvo por Cristo para o céu e ter alegria eterna no futuro.
Eu não estava sem uma certa quantidade de alegria, mas era o oposto de como eu me sentia no passado. Eu não tinha mais o desejo de fazer negócios neste mundo, levantar uma bandeira neste mundo, ou viver uma vida máscula neste mundo. Já que isso quase acabou, comecei a pensar nisso como uma ideia causal chamada de monge. E assim não é só comigo, mas também com aqueles que me ensinam. Eu costumo ir, não há missionários aqui, então tenho certeza que vocês me perdoarão se eu falar mal deles um pouco, ...... missionários e contar a eles sobre minhas esperanças, e eles dizem: "Vocês não deveriam ter tais esperanças. Tal coisa é cobiça, e vem de um coração que ainda não é inspirado pelo cristianismo." Tenho certeza de que você também já encontrou tal pensamento em algum lugar. Vejo que a ideia de se tornar uma pessoa cujo nome permanecerá como uma das linhagens nos livros de história do milênio pode ser uma ideia muito baixa, dependendo de como você olha para isso. Queremos legar nosso nome ao mundo. Em certo sentido, esta é uma ideia que não deveríamos ter. É uma ideia muito anticristã que um rei do Egito construiu uma pirâmide para que seu nome fosse conhecido em todo o mundo, isto é, ele usou o trabalho de todas as pessoas para construir uma grande pirâmide para que o mundo soubesse que ele era o rei de seu país. Dizem que quando o famoso Itohira morreu, sua última vontade foi: "Construa um imenso túmulo para mim." Ele desejou que alguém famoso no Japão escrevesse "Itohei no mundo" em seu túmulo. Não acho que a ideia de Itohei de contar a este mundo sobre Itohei no mundo para sua milésima geração seja cristã. E há muitos outros exemplos semelhantes. Recentemente, li em um jornal americano que uma senhora, uma viúva com grande riqueza, expressou seu desejo: "Quero que meu nome seja lembrado pelo povo do meu país depois que eu morrer, mas é comum as pessoas doarem seu dinheiro para escolas ou hospitais, quero fazer um grande túmulo, o primeiro do mundo para que eu seja lembrado por mil anos que virão." O túmulo foi concluído outro dia. Não sei o quão magnífico é o túmulo, mas fiquei surpreso com o cálculo. Certamente não é uma ideia cristã gastar dois milhões de dólares para construir um túmulo para si mesmo.
No entanto, de um certo ponto de vista, a ideia de se tornar uma pessoa cujo nome permanecerá como uma das linhagens nos livros de história do milênio não é uma ideia tão ruim, não só não é uma ideia ruim, mas é uma boa ideia para os cristãos se olharmos para ela em seu verdadeiro sentido. Em termos de interpretação de nossa vida, esta vida é uma escada para o futuro. É apenas uma escola preparatória antes de entrar em uma universidade. Se nossa vida desaparecesse depois de apenas cinquenta anos, seria muito chata. No entanto, esta é uma questão puramente religiosa, e não é algo que eu queira discutir com vocês esta noite.
No entanto, tenho esperança. Se eu passar por este mundo e for para o céu em paz, se eu me formar na minha escola preparatória e entrar em uma universidade no céu, se eu me perguntar se isso é suficiente, então um desejo puro surgirá em meu coração. Em outras palavras, não morrerei sem legar esta bela terra que me deu 50 anos de vida, este belo país, esta sociedade agradável, as montanhas e rios que nos nutriram e todas essas coisas. Não quero apenas ir para o céu depois de morrer, mas quero deixar algo para trás aqui. Não estou pedindo que as gerações futuras me elogiem ou me honrem de alguma forma, mas apenas que eu deixe para trás neste mundo um memorial de quanto amei esta terra, o quanto amei este mundo e o quanto me importei com meus semelhantes, em outras palavras, quero deixar para trás uma lembrança em inglês. Esta é uma bela ideia. Quando eu estava nos Estados Unidos, esse pensamento frequentemente me vinha à mente. Quando deixei a Universidade nos Estados Unidos onde me formei, plantei uma árvore querida no campus com meus companheiros no dia da nossa cerimônia de formatura. Isso seria um legado do meu amor pela minha escola onde fui criado por quatro anos. Alguns dos meus colegas que tinham dinheiro não ficaram satisfeitos apenas com isso, mas também doaram um music hall, uma livraria ou um campo de atletismo para a escola.
Mas quando deixarmos esta escola chamada mundo de hoje, deixaremos alguma coisa para trás? Desse ponto de vista, ainda tenho esperança de que quero me tornar uma pessoa cujo nome permanecerá como uma das linhagens nos livros de história do milênio. Quero deixar uma lembrança nesta terra, uma prova do meu amor por esta terra, um monumento do meu amor pelo meu povo. Portanto, já que ambos nascemos aqui, podemos ir para um país onde somos felizes, mas enquanto estivermos neste mundo, quero fazer deste mundo um lugar melhor, mesmo que apenas um pouco. Quero deixar para trás nossa lembrança neste mundo. O famoso astrônomo Herschel disse ao seu amigo quando tinha cerca de 20 anos: "Meu caro amigo, quando morrermos, vamos tornar o mundo um pouco melhor do que quando nascemos". Não é uma bela esperança para um jovem? "Quando eu morrer, vamos tornar este mundo um pouco melhor do que quando nasci". Leia a biografia de Herschel. Ele é um homem que fez muito bem neste mundo. Ele foi um homem que pintou todos os corpos celestes que nunca foram conhecidos antes. O conhecimento dos astrônomos de hoje se beneficiou do trabalho de Herschel, pois ele passou vários anos na colônia do Cabo da Boa Esperança, na África, mapeando as estrelas do hemisfério sul. Isso abriu caminho para a navegação, o comércio e o progresso humano, e finalmente nos permitiu enviar missionários para terras estrangeiras. Nós, como Herschel, devemos todos esperar pela ambição uns dos outros e realizá-la. Todos nós queremos tornar o mundo um lugar melhor quando morrermos. Não queremos realizar alguns negócios e, se possível, deixar este país um pouco melhor do que quando nascemos? Acho que todos concordamos neste ponto.
Então, o próximo é sobre legado. O que deixaremos para trás? O que deixaremos para nossa amada Terra? Pensei sobre isso, e não apenas pensei, mas muitas vezes tentei fazer isso. Eu queria deixar algo para trás, e pensei em deixar isso para trás. Então, acho que haverá muitos legados para as gerações futuras. Não posso falar sobre cada um deles. No entanto, gostaria de começar com a primeira coisa que nos vem à mente.
Dinheiro como legado
Entre as coisas que legamos às gerações futuras, há uma coisa que é da maior importância. É o dinheiro. Quando morremos, deixamos um legado para a sociedade, não apenas para nossos filhos, mas também para a sociedade, o que acredito ser o que muitas pessoas estão pensando. Se eu dissesse isso na frente de cristãos, tenho certeza de que eles objetariam que é trivial legar dinheiro. Eu me lembro disso. Vim para Tóquio pela primeira vez em 1881 como um homem das montanhas de Sapporo. Naquela época, houve um fenômeno estranho em Tóquio, que foi chamado de "reavivamento". Naquela época, eu estava pensando sobre o que eu queria legar para as gerações futuras. Como eu era educado em negócios, é claro, eu queria legar dinheiro, e eu queria salvar o Japão legando milhões de dólares. Eu não tinha ideia naquela época que eu seria escolhido para dar aulas em uma escola de verão em 1894 (a sala inteira riu alto). Eu queria legar dinheiro e me tornar um homem rico. No entanto, quando eu disse isso a um pastor que era muito apaixonado por reavivamento, ele me repreendeu muito. Ele me advertiu: "Você deve trabalhar pelo evangelho porque uma coisa como querer legar dinheiro é covardia e será resolvida de qualquer maneira." Mas eu não mudei de ideia. Eu ainda não mudei. Uma pessoa que despreza aqueles que legam dinheiro é uma pessoa que é mesquinha e miserável em matéria de dinheiro. Não vou dar uma longa palestra sobre o valor do dinheiro aqui, mas tenho certeza de que você está totalmente ciente da necessidade do dinheiro. Para aqueles que dizem que o dinheiro é uma coisa do universo e que o dinheiro pode ser feito a qualquer momento, Franklin respondeu: "Bem, então, faça-o agora." Mais tarde, perguntei a ele que tipo de pessoa era o pastor, ele disse que não precisava de dinheiro, e ele me disse que era um homem que queria muito dinheiro. Sempre acreditamos que o dinheiro pode ser obtido a qualquer momento, mas, na realidade, é muito difícil obter dinheiro quando o dinheiro é necessário. Às vezes, a riqueza parece ser algo que paira no ar, como se pudesse ser obtida em qualquer lugar, mas somente aqueles que recebem ajuda divina são capazes de reunir tal riqueza em uma. É outono e os gansos estão voando no céu. Quem os pegar está bem, mas é difícil pegá-los. Se uma pessoa tem dez ou vinte gansos na mão, vale a pena. É por isso que um pardal em sua mão é mais precioso do que dois pardais em uma árvore. Se houver um desejo em você de acumular dinheiro, que é como dinheiro flutuando no universo, para que as gerações futuras possam usá-lo, então eu, com todo o meu coração e com toda a minha alma, o encorajo a fazer isso, dizendo: "Você, acumule dinheiro" em nome de Jesus Cristo, em nome de Deus, o Pai, em nome do Espírito Santo, pelo bem da Igreja, da nação e do mundo. Unir riqueza é um grande empreendimento. Então, se nossos problemas atuais são sociais, problemas da igreja, problemas da juventude ou problemas educacionais, quando olhamos para eles em detalhes, eles ainda são problemas financeiros. Quem aqui pode dizer que dinheiro é desnecessário? Eu gostaria de ver pessoas ricas e empresários se erguerem entre os seguidores de Cristo. É nossa necessidade atual ter alguém que nos apoie quando trabalhamos e que entenda completamente nossos corações para cuidar de nós. Portanto, eu realmente oro para que aqueles rapazes e moças que têm o desejo de legar dinheiro para as gerações futuras se voltem para elas e, por meios dados por Deus, legem muito dinheiro para nossos descendentes. Eu vi um orfanato construído por um famoso comerciante francês chamado Girard da Filadélfia, que imigrou para os Estados Unidos. Este é o maior orfanato do mundo. Existem cerca de 700 órfãos em idade escolar. Se os órfãos até o ensino médio e a faculdade fossem contados, provavelmente haveria mais de 1.000 órfãos. Olhando para a organização do orfanato, não era um orfanato como os que temos no Japão hoje, onde a falta de dinheiro de doação impedia o negócio, mas um orfanato construído por Girard com todo o dinheiro que ele acumulou durante sua vida. Quando lemos sobre a vida de Girard, descobrimos que ele acumulou dinheiro com um único propósito em mente. Ele não tinha filhos e sua esposa morreu cedo. Ele disse "Não tenho esposa, nem filhos, nem propósito. Mas quero construir o melhor orfanato do mundo" e trabalhou duro e construiu o orfanato com o dinheiro que ganhou. Naquela época, os EUA estavam em processo de abrir suas portas para o mundo exterior, então não era possível acumular dinheiro tão rapidamente quanto agora. No entanto, a quantia de dinheiro que ele acumulou ao longo da minha vida foi de cerca de 2 milhões de dólares. Com isso, ele comprou um monte de terras despercebidas na Pensilvânia. Quando ele morreu, ele disse: "Pegue esse dinheiro e construa dois orfanatos, um em Nova Orleans, onde ele me criou, e um na Filadélfia, onde eu vivi." Ele parecia ser um homem de hábitos estranhos, e ele odiava muito igrejas. Ele morreu com a rara condição: "Eu não colocarei nenhuma condição no uso desse dinheiro, mas não permitirei que nenhum professor denominacional entre no orfanato onde eu construí." Portanto, ainda hoje, lamento dizer que professores metodistas, professores supervisores da igreja e professores da igreja sindical não são permitidos neste orfanato. Qualquer outra pessoa pode estar lá. Eu não vou te contar sobre a organização do orfanato porque é uma longa história, mas eu vou te contar sobre a montanha que ele comprou com os dois milhões de dólares que eu mencionei antes. Esta é a montanha que produz carvão e ferro na Pensilvânia hoje. A riqueza de hoje é de quase dezenas de milhões de dólares. Agora eles podem expandir seus negócios o quanto quiserem, simplesmente não há ninguém para expandi-los. No entanto, se algum de vocês visitar Filadélfia, recomendo que visite este orfanato antes de tudo.
Peabody, um filantropo bem conhecido, era um homem que, quando deixou as montanhas de Belmont pela primeira vez, tinha esperanças de chegar a Boston e se tornar um milionário. Ele saiu de sua cidade natal sem um tostão. Então, é claro, não havia trens para Boston naquela época, e mesmo que houvesse carruagens puxadas por cavalos, elas não estavam disponíveis de graça sem dinheiro, então ele foi até o dono de uma pousada e disse: "Tenho que ir para Boston, mas está escurecendo e estou com problemas, então você me deixa passar a noite?" O dono da pousada ficou tão lamentável que estava disposto a deixá-lo passar a noite. No entanto, Peabody se virou para o estalajadeiro e disse: "Não quero ficar aqui de graça sem pagar, mas apenas se você me der alguma coisa." No entanto, o estalajadeiro disse: "Se você quiser ficar, você é livre para ficar." Mas Peabody disse: "Sinto muito por isso." Então ele olhou ao redor da casa e viu que havia muitas pilhas de lenha nos fundos. Então, ele pediu permissão ao estalajadeiro para cortar lenha nos fundos da estalagem em troca de sua gentileza e trabalhou até o fim da tarde e noite adentro, cortando lenha e trabalhando até ter o suficiente para pagar a estalagem. Não sei quantos milhões de dólares Peabody gastou durante sua vida, mas ele acumulou muito dinheiro, especialmente para a educação de negros. Devo dizer que a razão pela qual os negros na América hoje são tão socialmente ativos quanto os japoneses é por causa do dinheiro de filantropos como Peabody. Voltei para casa sabendo que os americanos são muito fracos quando se trata de dinheiro e que os americanos são um povo que foi muito violado quando se trata de dinheiro, mas também sei que existem americanos ricos e que o fato de eles poderem acumular dinheiro com um propósito puro e usá-lo para uma causa pura é uma das principais causas da grandeza atual da América. Se não tivermos pessoas que acumulem dinheiro com esse propósito em mente ao se envolverem em negócios, não haverá verdadeiros empresários entre nós. Se os empresários não surgirem com esse propósito em mente, eles não beneficiarão a nação, não importa o quanto surjam. É melhor não dar caridade aos pobres, como dar uma pequena quantia de 10.000 ienes a uma pessoa pobre na época da cerimônia de promulgação da Constituição e depois dar 50 ou 60 sen a cada pessoa pobre. A Mitsubishi acumulou dezenas de milhões de ienes, e acredito que a Mitsubishi continuará a fazer bons negócios até ...... hoje, mas o que ele fez até ...... hoje? Ele ganhou muito poder e construiu uma casa magnífica e uma vila esplêndida, mas não há nada para ver o que a sociedade japonesa se beneficiou com isso. Espero que empresários cristãos surjam e que o espírito de empresário surja entre nós, que ganhar dinheiro não é para o próprio bem, mas para usar a riqueza para a nação de acordo com o caminho certo de Deus e pelas leis justas do céu, da terra e do universo. Espero que tais empresários surjam em nosso país hoje, mais do que estudantes de teologia. Se você acha que há dez estudantes de teologia entre os cristãos hoje, não há um único empresário. Se você acha que há cem, não há um único empresário. Ou, se você acha que há mil, pode ou não haver um único empresário. Não há nenhum jovem que tenha a ideia pura de servir a Deus e seu país com dinheiro. Quero um empresário como Kinokuniya Bunzaemon, de quem já ouvi falar muitas vezes, que não tenha a ideia humilde de acumular um milhão de Ryo e gastar um milhão de Ryo, mas sim acumular um milhão de Ryo e gastar um milhão de Ryo pelo bem de Deus. Esse é o tipo de empresário que eu quero. Acho que é uma esperança muito pura legar um milhão de Ryo para o bem do país e da sociedade. É uma esperança que eu gostaria de ter para mim hoje. Se eu pudesse fazer isso sozinho, eu faria, mas infelizmente, não tenho as habilidades para isso, então se algum de vocês tem essa esperança, eu peço àqueles que estão envolvidos no negócio da educação que tomem cuidado para não decepcionar os outros dizendo: "Seu negócio é um negócio humilde". E espero que qualquer um que tenha essa esperança seja suficientemente encorajado por Deus para pensar que isso é o que ele ordenou que ele fizesse. Ouvi dizer que um rico americano deu sua herança para seus filhos dizendo: "Eu dou a vocês esse dinheiro, mas nem um centavo dele vale um centavo desse dinheiro sujo", nós queremos esse tipo de dinheiro.
Quando perguntado sobre qual é a coisa mais importante entre os maiores legados a serem legados às gerações futuras, respondi: Dinheiro. No entanto, ninguém tem o poder de acumular dinheiro. Acho que isso é um gênio. Infelizmente, não tenho esse gênio. Alguém me disse uma vez que as orelhas de uma pessoa que tem o gênio para acumular dinheiro são muito inchadas e penduradas para baixo, mas olhei no espelho e vi que minhas orelhas estão muito encolhidas, então parece que não tenho esse gênio (risos altos). Entre os alunos que ensinei, há um que possui esse gênio. Um deles foi enviado para Hokkaido sem um tostão, mas agora ele tem uma riqueza dez vezes maior que a minha. Eu disse a ele: "Se eu ficar pobre no futuro, você me ajudará." Ganhar dinheiro, como qualquer outra profissão, é a vocação de algumas pessoas. Duvido que alguém possa ganhar dinheiro. Quando uma pessoa que não deveria pensar nem um pouco em ganhar dinheiro tenta ganhar dinheiro, ela parece muito suja. Não só isso, mas o dinheiro é um dos maiores legados para as gerações futuras, e se for deixado da maneira errada, pode causar muitos danos. Portanto, não apenas aqueles que têm o poder de acumular dinheiro, mas também aqueles que têm o poder de gastá-lo devem emergir. Como o famoso Gould, que acumulou US$ 20 milhões durante sua vida. Para esse propósito, ele fez quatro de seus amigos próximos cometerem suicídio, e ele acumulou US$ 20 milhões derrubando uma empresa aqui e derrubando uma empresa ali. Alguém disse uma vez: "Gould nunca doou uma quantia de US$ 1.000 para caridade". O que ele fez com o dinheiro quando morreu? Ele simplesmente deu para seus filhos. Em outras palavras, Gould era um homem que sabia como acumular dinheiro e não sabia como gastá-lo. Portanto, qualquer um que queira fazer do dinheiro um legado deve ter a capacidade de acumular dinheiro e a capacidade de gastá-lo. Acho muito perigoso para uma pessoa que não tem essas duas ideias, que não se decidiu sobre essas duas ideias, acumular dinheiro.
Negócios como legado
Agora, o que aqueles que, como eu, não são bons em acumular dinheiro, ou que não conseguem gastá-lo, legarão ao legado das gerações futuras? Não tenho esperança de ficar rico, então abandonei a ideia há quase dez anos. Mas se não posso legar dinheiro, então surge a verdadeira questão: o que legarei? Então, pensei comigo mesmo, qual é um legado melhor do que dinheiro? Negócios, em outras palavras, são o uso do dinheiro. Como o dinheiro representa trabalho, pode-se usar o trabalho para transformá-lo em um negócio e morrer com o negócio como legado. Muitos empreendedores não conseguem ganhar dinheiro. O rico e o empreendedor parecem ser duas coisas diferentes. As pessoas em Osaka são muito boas em gastar dinheiro, enquanto as pessoas em Kyoto são muito boas em acumular dinheiro. Um comerciante em Tóquio me disse que aqueles que têm dinheiro não podem fazer negócios, mas aqueles que não têm dinheiro usam o dinheiro de outras pessoas para fazer negócios. Quando consideramos o sucesso de um empresário puro, nunca se trata de dinheiro. Gould nunca foi um empreendedor. Vanderbilt não é um empreendedor. Vanderbilt era muito bom em ganhar dinheiro. E ele só ajudava os negócios de outras pessoas. O famoso homem de Stanford, Califórnia, era muito bom em ganhar dinheiro. No entanto, Stanford tinha três amigos. Não vou falar sobre meu amigo, porque não há tempo, mas há muitas pessoas que ganharam dinheiro e gastaram dinheiro. Então, se eu não posso acumular dinheiro e legá-lo, talvez Deus tenha me dado o gênio para fazer negócios. Se for assim, mesmo que eu não possa legar dinheiro, ficarei totalmente satisfeito se legar um negócio. Então, fazer negócios é uma coisa linda, é claro. O negócio mais óbvio é um negócio de engenharia civil. Não sou engenheiro civil, mas gosto muito de olhar para projetos de engenharia civil. É um grande prazer para nós legar um negócio de engenharia civil, e acredito que também estamos legando alegria e riqueza eternas para as gerações futuras. Hoje, peguei um barco para o outro lado do lago. Há uma comporta no extremo sul do lago. A comporta é um túnel que passa por baixo do sopé da montanha. Ouvi dizer que através deste túnel, a água do lago cai em Numazu e irriga de 2.000 a 3.000 Koku de arrozais. Ontem, conheci um amigo que me contou sobre a escavação daquele buraco. Fiquei muito feliz quando ouvi sobre isso. A pessoa que cavou aquele buraco deve ter sido há exatamente seiscentos anos, mas não sabemos quem o cavou. Só resta esta lenda. Dois irmãos camponeses em um bairro em Hakone estavam muito sóbrios e disseram um ao outro: "Nós nascemos neste país abençoado e devemos deixar algo para as gerações futuras". Mas o irmão mais velho disse: "Se nós, pessoas pobres como nós, não pudéssemos fazer nada de grande, não seríamos um grande legado para as gerações futuras". O irmão mais novo se virou para o irmão mais velho e disse: "Se você fosse escavar esta montanha, tirar água do lago e criar arrozais, isso não seria um grande legado para as gerações futuras?" O irmão disse: "Isso é muito interessante, então você cava de cima e eu cavo de baixo. Vamos cavar esse buraco mesmo que leve uma vida inteira.” Eles não tinham instrumentos de topografia naquela época, então eles colocaram um marcador no topo da montanha e cavaram de ambos os lados. Então os irmãos passaram a vida inteira sem fazer nada além de... trabalhar, provavelmente o suficiente para fazer uma carreira para si mesmos. ......Eles cavaram ano após ano, fazendo isso de ambos os lados. Não me lembro do ano, mas dizem que aqueles que cavaram da parte inferior do lago estavam quatro pés mais altos do que aqueles que cavaram da água do lago. A água estava quatro pés acima do solo, mas como você sabe, a água estava alta, então caiu para o outro lado como água do cuspe de um dragão. Os dois irmãos fizeram esse grande trabalho por um espírito de excentricidade e um desejo de deixar um legado para as gerações futuras quando ninguém os estava observando durante sua vida. Eles passaram a vida inteira cavando esse buraco, mesmo que ninguém os estivesse observando ou elogiando, e essa é uma conquista que ainda nos encoraja hoje. Não me lembro de quantos milhares de Koku ou quantas pessoas vivem nas cinco aldeias hoje, mas eles têm colhido arroz ano após ano desde o período Yoritomo. Por causa do lago, eles nunca sentiram uma seca. De fato, os irmãos devem ter sido pessoas muito felizes. Se eu não pudesse fazer mais nada, gostaria de imitá-lo. Este é um legado muito importante. Se eu voltasse lá agora, o buraco provavelmente teria cerca de dez cidades ou mais de comprimento, mas naquela época, não havia pólvora ou dinamite, então cavar um buraco como aquele deve ter sido uma tarefa muito difícil.
Não faz muito tempo que a mina Tenpozan em Osaka foi cortada. A pessoa que cortou o Rio Aji é realmente um homem de grandes realizações para o Japão. Por causa do Rio Aji, o fluxo do Rio Kizu em Osaka foi desviado para o norte, acelerando o fluxo de água e, assim, eliminando inundações, além de criar um porto profundo que conectava todos os navios vindos de Kyushu e Shikoku. O Rio Yoshino, que foi cortado durante o reinado de Hideyoshi, costumava fluir atrás de Osaka, causando tribulações ao povo, mas o Rio Yoshino foi aberto entre Sakai e Sumiyoshi, o que eliminou os danos causados pelas inundações do Rio Yamato, e dezenas de vilas foram estabelecidas atrás do Castelo de Osaka. Este também foi um negócio muito significativo. Outro negócio famoso foi o corte do Rio Agano em Echigo. Este foi realmente um grande negócio. A famosa propriedade Shibata de 100.000 Goku, agora provavelmente o centro da riqueza no Japão, também foi um grande negócio. Quando penso nesses grandes negócios, o pensamento que me vem à mente é que se não posso legar dinheiro para as gerações futuras, gostaria de legar negócios. Se colocarmos nosso coração e alma não apenas em nossos negócios de engenharia civil, mas também em outros negócios, nossos negócios gradualmente crescerão mais e mais, assim como o dinheiro rende juros e os juros rendem mais juros e mais juros, e quanto mais juros ganharmos, mais nossos negócios crescerão.
Sempre que penso em negócios, não posso deixar de pensar no famoso David Livingston. Portanto, recomendo àqueles que falam inglês que leiam o livro "Life and Letters of David Livingstone", escrito pelo professor escocês Brake. Além da Bíblia, dois outros livros me inspiraram muito ao longo da minha vida. O primeiro é Cromwell, de Carlyle. Falarei sobre isso mais tarde. O segundo é "David Livingstone", escrito pelo Sr. Brake. Devo dizer que o respeito mais como um grande empreendedor do que como um homem religioso ou missionário. Se eu não pudesse acumular dinheiro, ou se não pudesse começar um negócio de engenharia civil, gostaria de fazer algo como David Livingstone. Este homem era filho de um plantador de Glasgow, Escócia, e desde jovem era muito cuidadoso com obras públicas. "Em algum lugar eu quero começar um negócio."......A ideia de David Livingstone era que ele queria ir para a China, com essa esperança, ele apelou para a companhia missionária britânica, mas eles não permitiram que ele fosse para a China, dizendo que não havia necessidade de mandá-lo para a China. Finalmente, ele foi para a África e deu sua vida pela África por 37 anos, principalmente evangelizando no começo. No entanto, ele pensou que para salvar a África para sempre, ele não poderia evangelizar hoje. Ele pensou, devo explorar o interior da África, revelando sua geografia, e abrir o comércio para dar-lhe poder, e então o evangelismo certamente virá como resultado dos negócios. Então ele parou de evangelizar e se tornou um explorador. Ele cruzou a África três vezes em todas as direções e foi capaz de identificar lagos que ele não tinha sido capaz de ver e determinar a direção de rios que ele não tinha sido capaz de ver antes, e isso levou a vários negócios importantes. No entanto, o trabalho de Livingstone não terminou aí, pois foi seguido pela expedição de Stanley, expedição de Peters e expedição de Chamberlain, e nenhum dos chamados problemas africanos de hoje pode ser atribuído ao trabalho de Livingstone. O Estado Livre do Congo, uma aliança de nove nações ocidentais, que levou ao estabelecimento de um estado livre protestante no coração da África, também foi resultado do trabalho de Livingstone.
Hoje a Grã-Bretanha é um grande país, e hoje a República Americana é um grande país. Muitas vezes me pergunto onde tudo começou. Posso ser um pouco tendencioso sobre quem admiro, e se for, por favor, julgue-me como tal, mas na minha opinião, a grandeza da Inglaterra de hoje se deve ao surgimento da facção puritana na Inglaterra. A razão pela qual a América se tornou a república que é hoje é por causa da facção puritana na Inglaterra. Mas qual é a razão pela qual os puritanos legaram, ou estão legando, um grande empreendimento a este mundo? Nada, porque havia um general puritano entre eles. Os negócios de Oliver Cromwell, que esteve no poder por apenas cinco anos, parecem ter terminado com sua morte, mas não é o caso. O trabalho de Cromwell está tornando a Grã-Bretanha o que ela é hoje. Mas vai demorar muito até que a Grã-Bretanha alcance os ideais de Cromwell. Ele legou a Grã-Bretanha para as gerações futuras. Ele legou os Estados Unidos. É seu legado que os anglo-saxões dominaram a Austrália, ganharam poder na América do Sul e governaram as Américas.
Pensamentos como um legado
Ontem à noite, falei sobre o que deveríamos legar às gerações futuras, primeiro de tudo, dinheiro, e segundo, negócios. A propósito, se não temos nem o gênio para acumular dinheiro, nem o gênio para gastá-lo, nem o gênio para fazer negócios, nem a posição social para fazer negócios, o que deveríamos fazer neste mundo? Para fazer negócios, precisamos não apenas de um gênio especial de Deus, mas também de uma posição na sociedade. Às vezes criticamos as pessoas perguntando por que elas não fazem nada quando têm gênios, mas acredito que essa é uma crítica cruel que muitas vezes é dirigida a nós. Quando uma pessoa ganha uma posição, até mesmo a mais trivial das pessoas pode fazer grandes feitos. Sem uma posição, há muitas pessoas, mesmo as mais eminentes, que acabaram nas montanhas com aspirações vazias. Portanto, acho que está claro que você não pode avaliar uma pessoa por seus negócios. Portanto, se eu não tivesse gênio para os negócios, nenhuma posição para fazê-lo, nenhum amigo e nenhum apoio da sociedade, eu morreria em ruínas, e a questão surgiria sobre se eu tenho algo para deixar para o mundo. Se eu não for capaz de acumular dinheiro e a sociedade não me permitir fazer meus negócios, ainda tenho uma coisa para deixar para trás. O que é, é meu pensamento. Se o mundo não me permitir executar minhas ideias, posso deixar o espírito de executá-las no papel com um pincel e tinta. Ou, se não, tenho um negócio semelhante. Em outras palavras, se eu não for capaz de fazer meu trabalho enquanto ainda estiver vivo neste mundo, posso treinar jovens e derramar meus pensamentos para os jovens para que eles possam fazer meu trabalho. Em suma, isso significa escrever e ensinar alunos. Gostaria de discutir tanto a escrita quanto o ensino aqui. No entanto, como isso levará algum tempo, gostaria de compartilhar com vocês minhas observações literárias sobre a primeira delas, a de legar nossas ideias. Uma maneira de legar nossos pensamentos é derramar nossas aspirações para a juventude de hoje, mas a única maneira de legar nossos pensamentos é por meio da literatura. Este é precisamente o ponto da literatura. A literatura é uma ferramenta para passar para as gerações futuras os pensamentos que estão sempre em nossos corações. Acredito que este é o uso prático da literatura. Todos nós sabemos que o legado dos pensamentos é grande. A implementação de pensamentos no mundo é um negócio. Como não somos capazes de fazer isso neste mundo, apenas semeamos sementes e morremos, dizendo às gerações futuras: "Embora eu vá para o subsolo com amargura e deploração, vocês que vêm depois de mim, façam o que quiserem com meus pensamentos." A grandeza do legado é realmente notável.
Como todos sabemos bem, há cerca de 2.000 anos, um livro muito pequeno chamado "O Novo Testamento" foi escrito por um grupo muito pequeno de pescadores judeus e outras pessoas que não eram muito conhecidas no mundo. Não preciso dizer que este pequeno livro finalmente mudou o mundo inteiro, mas todos aqui sabem disso. Sanyo também é o autor da teoria de "Kinno" (o dever do Imperador). Ele disse que para reviver o Japão, o Japão deve se tornar uma entidade única. Ele teve uma grande ideia de que para tornar o Japão uma entidade única, devemos respeitar a família imperial japonesa, parar o governo feudal da dinastia Tokugawa e fazer do Japão o que chamamos hoje de era das dinastias. No entanto, embora Sanyo tenha pensado em executar esta ideia, ele não foi capaz de fazê-lo. Uma pessoa sem tal previsão como Sanyo deve ter desaparecido no orvalho da batalha quando tentou executá-la. No entanto, Sanyo não era um tolo. Ele sabia que não poderia fazer isso durante sua vida, então ele escreveu sobre suas aspirações em "Nihon Gaishi" ("História do Japão"). Ele não escreveu sobre a história do Japão de forma a proteger a família real. Mesmo que Gaishi não tenha declarado claramente a história do Japão, ele escreveu a história dos Gaishi desde o período Genpei e a deixou para nós no espírito de um monarquista diligente. Quanto à força motriz que trouxe a restauração da monarquia, é bem sabido que o "Nihon Gaishi" de Sanyo foi um deles, como muitos historiadores disseram. Sanyo reviveu o Japão com suas ideias. Se olharmos para a história do período antes e depois da restauração da monarquia, podemos ver que Sanyo fez muito bem. Não sei mais nada sobre Sanyo. Há duas ou três coisas sobre sua conduta com as quais discordo. Discordo de sua teoria do estado e de sua teoria do sistema militar. No entanto, a ambição de Sanyo, "Não tenho nada a esperar nesta vida, mas tenho grandes esperanças para a próxima", é algo pelo qual eu realmente o respeito. Sanyo morreu com "Nihon Gaishi" como seu legado, e seus ossos estão enterrados em Rakuyo Higashiyama, mas a nova nação do Japão nasceu de "Nihon Gaishi".
Duzentos anos atrás, na Inglaterra, havia um estudioso que era muito doente, baixo e magro. Ele era desconhecido para o mundo e era considerado inútil, vivendo na pobreza o tempo todo em uma loja de fundos, as pessoas diziam: "O que ele faz?", era considerado um homem que não podia fazer nada, no entanto, ele era uma pessoa que tinha uma grande ideia. Ele era um homem que tinha a grande crença de que os seres humanos são de grande valor e que o indivíduo é mais importante do que a nação. Em meados do século XVII, sua teoria não era aceita pela sociedade. Naquela época, na Europa, o nacionalismo era o princípio estabelecido. Itália, Inglaterra, França, Alemanha e outros países acreditavam que tinham que cultivar um espírito nacional, e a sociedade como um todo estava inclinada à ideia de uma organização nacional. Naquela época, não importava quem estivesse no poder, estava claro que não importava o quanto ele anunciasse ao mundo sua crença de que o indivíduo era mais importante do que a nação, ele não seria capaz de realizá-la. Então, esse estudioso secretamente se retirou para sua loja de fundos e escreveu um livro. Esse homem, como você provavelmente sabe, é John Locke. O livro se chama "Entendimento Humano". Este livro chegou à França, onde foi lido por Rousseau, Montesquieu e Mirabeau, e as ideias se espalharam por toda a França, levando finalmente à Revolução Francesa de 1790, que comoveu 28 milhões de cidadãos franceses. Isso levou a movimentos por toda a Europa, e mesmo no início do século XIX, a Europa foi movida pelo livro de John Locke. Então os Estados Unidos nasceram. Então veio a República Francesa. Então veio a Reforma Húngara. Então veio a independência da Itália. De fato, a influência de John Locke nas reformas europeias foi profunda. Nós dois estamos sentindo os resultados disso no Japão. Qual é o nosso desejo? É aumentar o poder do indivíduo? Até onde podemos ir com isso ainda é uma questão, mas de qualquer forma, esse é o nosso desejo. Claro, algumas pessoas tinham essas ideias antes de John Locke. No entanto, John Locke morreu após escrever um livro intitulado "Entendimento Humano", que deu forma às suas ideias. No entanto, suas ideias ainda estão trabalhando em nós hoje. Embora John Locke fosse fisicamente fraco e de posição social muito baixa, acredito que ele se tornou a figura dominante na Europa hoje.
Portanto, é um grande empreendimento legar pensamentos. Se não podemos legar nossos negócios, podemos legar nossos pensamentos para que possamos fazer nossos negócios no futuro. Portanto, devo avisá-lo de algo. Há uma pessoa literária entre nós. Alguns pensam que se alguém pega um pincel e publica uma resenha em uma revista ou algo assim, ele ou ela é um homem de letras. A literatura se tornou um brinquedo para bibliófilos preguiçosos. Qualquer um pode fazer literatura. É por isso que a literatura é considerada pelos japoneses como uma atividade verdadeiramente despreocupada. É algo realmente invejável se retirar para as montanhas e se dedicar à escrita. Genichiro Fukuchi construiu uma vila perto do Lago Shinobazu e escreveu um roteiro sobre Nichiren Shonin. Do ponto de vista de outras pessoas, parece muito elegante. Quanto ao tipo de vida que os japoneses acham que um homem de letras deve ter, podemos ver quando vamos a uma livraria de livros ilustrados. Há uma foto de uma linda mulher sentada em frente a uma escrivaninha em um salão pintado de vermelho, segurando um pincel e olhando para a lua surgindo do outro lado. Esta é a Sala Genji de Murasaki Shikibu. Este é o estilo literário japonês. Mas se a literatura é uma coisa da natureza, então a literatura não é um legado para legar às gerações futuras, mas sim um prejuízo a ela. O livro "O Conto de Genji" pode ter introduzido belas palavras no Japão. Mas o que "O Conto de Genji" fez para inspirar o moral japonês? Não só não fez nada, mas também nos tornou femininas e sem espírito. Tal literatura deve ser exterminada de nosso meio. Se tal literatura é literatura, então devemos ter orgulho de dizer ao mundo que nós, junto com Carlyle, nunca tocamos na literatura. Literatura não é algo assim. Literatura é um instrumento de nossa guerra contra o mundo. A literatura diz que não podemos ir à guerra hoje, então vamos à guerra no futuro. Portanto, quando um homem de letras está diante de uma escrivaninha, é o mesmo que quando Lutero estava diante do Concílio de Worms, quando Paulo estava diante do Rei Agripa, ou quando Cromwell desembainhou sua espada e enfrentou o campo de batalha de Dunbar. Nós travamos uma guerra para melhorar nossa sociedade e nosso país e destruir o diabo, o inimigo do mundo. Dizem que quando Lutero entrava em uma sala e estava escrevendo algo, o diabo saía, então Lutero pegava um tinteiro e batia nele. Os historiadores dizem que esta não é uma história verdadeira. No entanto, isto é literatura. Não podemos fazer negócios com mais nada, então pegamos um tinteiro e batemos no diabo com ele. Não estamos tentando fazer negócios hoje. É a ambição dos literatos deixar este mundo com a ideia de continuar nossas guerras e nossos negócios em caneta e papel no futuro. É de fato o negócio dos homens de letras deixar para trás um presente, nossos pensamentos, em pincel e papel, para legar ao futuro, e se Deus nos permitir fazê-lo, legaremos com gratidão esse presente. O famoso General Wolff cantou a Elegia de Gray quando tomou a Cidade de Quebec, dizendo: "Eu preferiria escrever esta Elegia do que tomar Quebec." Claro, Elegia não é um texto radical, chamado Luterano. No entanto, ela confortou corações ingleses como o do General Wolff e, de fato, encorajou a coragem inglesa até hoje.
Thomas Gray foi um estudioso famoso, e dizem que poucos homens de seu tempo foram tão talentosos em todos os ramos do conhecimento quanto ele. Os críticos dizem que, de todas as figuras literárias inglesas, Thomas Gray foi provavelmente o mais erudito e versátil. Mas o que Thomas Gray deixou para trás? Se todos os seus livros fossem reunidos, um livro como este (imitado à mão) provavelmente teria 200 ou 300 páginas. Mas não há grande obra como esta. O legado de Thomas Gray para as gerações futuras não é nada além de um poema de 300 linhas chamado Elegy. Seus quarenta e oito anos de vida terminaram com a escrita de Elegy. No entanto, Elegy provavelmente não desaparecerá enquanto o povo britânico viver e enquanto a língua nacional britânica for falada. Nada jamais confortou tantas pessoas, especialmente os pobres, os inaceitáveis e aqueles que têm muitas aspirações, mas são incapazes de apresentá-las ao mundo, como este poema. Com este poema, Gray está confortando o mundo. Nós realmente invejamos o destino de Gray. Pode parecer pouco que um homem de quarenta e oito anos de aprendizado tenha morrido depois de deixar para trás apenas trezentos versos de poesia, mas Gray foi realmente um homem de grandes realizações. Nas palavras do famoso Henry Beecher: ...... Não acho que esta seja a maneira de Beecher dizer algo pequeno e mesquinho: ...... disse: "Prefiro escrever um hino para 'Jesus, Lover of my soul' de Charles Wesley do que passar 60 ou 70 anos da minha vida como passei." Quando você pensa sobre isso, essas palavras foram ditas por respeito a Charles Wesley e não do coração de Beecher, mas quando você canta essa música de Wesley repetidamente e vê quanto sentimento, quanto gosto, quanta esperança há nela, você pode descobrir que o que Beecher disse é verdade. A grande obra de Beecher pode nunca ser tão grande quanto este hino. Portanto, se temos um pensamento e não conseguimos colocá-lo em prática, seria uma grande tarefa colocá-lo no papel e legá-lo às gerações futuras. O trabalho dos literatos é, portanto, um empreendimento invejável.
Se esse é o tipo de negócio que gostaríamos de fazer, gostaríamos de fazê-lo também. Tenho certeza de que alguns de vocês estão dizendo: "Mas eu não sei fazer literatura. Nunca escrevi uma palavra e não sou bem-educado, então não posso ser um homem de letras." Algumas pessoas olham para "The Tale of Genji" e acham que não podem escrever com tanta fluência, ou olham para a escrita de Macaulay e acham que não podem aprender com ela, ou olham para a escrita de Sanyo e acham que não podem escrever como ela, e ficam decepcionadas, dizendo: "Mesmo se eu fizer, não posso me tornar um acadêmico." Alguns acham que um homem de letras é uma pessoa com uma vocação especial e que literatura não é algo que nós, meros mortais, podemos fazer. Essa decepção decorre do mesmo pensamento suave que mencionei antes. Em outras palavras, decorre da ideia literária de "The Tale of Genji". Literatura não é assim. Literatura é a expressão de nossos corações como eles são. John Banyan era um homem sem educação. Se ele leu algum livro, foram dois farrapos: A Bíblia e o Livro dos Mártires de Fox. Agora, ninguém tem paciência para ler esses livros. Eu o li em Sapporo. É um livro que a gente perde a coragem de ler depois de ler umas dez páginas. É um livro escrito por um quaker, então há muitos erros gramaticais. No entanto, Banyan leu o livro do começo ao fim. Ele disse: "Não li nem os livros de Platão nem de Aristóteles, escrevi apenas o que penso porque sou um pobre pecador pela graça de Jesus Cristo" e ele escreveu um livro famoso chamado "O Progresso do Peregrino (Tianlu Rekisho)". Então, talvez o crítico número um da literatura inglesa,...... um francês chamado Thane, que morreu há alguns dias,...... disse sobre o livro de Banyan, "Talvez ao discutir a língua inglesa em termos de pureza, nenhum outro livro chegue perto de "Pilgrim's Progress" de John Banyan. Este é o inglês mais puro, livre de qualquer desordem externa." E então esse livro famoso foi escrito por um homem sem educação. Então, se tivermos o espírito de John Banyan, isto é, se escrevermos sobre como nos sentimos, como sofremos e como nos alegramos, em vez de apenas contar teorias chatas que ouvimos de outros ou teorias teológicas que inventamos, o mundo ficará mais do que feliz em ler isso. Não apenas as pessoas de hoje o lerão, mas as gerações futuras o lerão com grande prazer. Banyan é de fato um "homem religioso sério". A literatura de primeira classe na Inglaterra é uma expressão séria dos experimentos da mente. Portanto, se algum de nós tem o desejo de ser um homem de letras, devemos ter um coração como Banyan. Se você tem um coração como o de Banyan, acredito que ninguém pode se tornar um homem de letras.
Já que o Sr. Niwa não está aqui agora, deixe-me dizer algumas palavras ruins sobre ele (risos). ...... Você não pode dizer nada sobre ele depois (risos altos). O Sr. Niwa publicou uma revista chamada "Juventude Cristã" na Associação de Jovens. Ele tem me enviado muito dela. Quando fui a Tóquio outro dia, o Sr. Uchimura me perguntou: "O que você acha da Juventude Cristã?" Eu respondi: "Com todo o respeito, quando a 'Juventude Cristã' vem até mim, eu imediatamente a levo para o banheiro e a deixo lá." No entanto, o professor ficou muito bravo. Então eu disse a ele o porquê. A razão pela qual eu uso "Juventude Cristã" como uma revista suja é porque ela é uma revista chata. A razão pela qual ela é tão chata não é que ela não contenha nenhum artigo excelente. A razão pela qual ela é tão chata é que os jovens escrevem coisas que não se parecem com os jovens. Eles não as leem porque imitam os acadêmicos, tirando argumentos chatos daqui, dali e de todos os lugares, e então colando-os com tesoura e cola. Eu disse a ele que se ele escrevesse do coração de um jovem, eu o apreciaria e, no final do ano, faria uma bela capa para ele e o deixaria como o item mais valioso na minha caixa de biblioteca. Desde então, o diário melhorou muito. Então ela escreve uma carta longa. É realmente difícil de ler. No entanto, sempre fico feliz em vê-la. A mulher não é crente nem nada. Todo mês, no terceiro dia da terceira lua, ela vinha até mim e dizia: "Por favor, Mestre, me dê seis rin do seu dinheiro. Quando perguntei em que ela queria gastar, ela permaneceu em silêncio. Ela disse: "O que eu quiser." Eu dei o dinheiro a ela, e ela comprou tofu e ofereceu a Crescent Moon. Quando perguntei sobre isso mais tarde, ela disse: "Se você não rezar ao Senhor Crescent Moon por seu mestre, você terá azar." Eu sempre oferecia a ela seis Rin em gratidão (grande sorriso). Sempre que Tanabata-Sama (Festival de Tanabata) chega, ofereço bolinhos, peras, caquis, etc. a Tanabata-Sama por minha causa. Eu sempre a deixo oferecê-los de bom grado. Leio as cartas que ela me escreve com mais prazer do que leio a literatura de muitos grandes estudiosos em "Rokugou Zasshi". Essa é a literatura de verdade, literatura que apela aos meus sentimentos. ...... Literatura nada mais é do que algo que apela aos nossos sentimentos. Se literatura é algo assim,...... então deve ser uma coisa dessas,...... então podemos ser literatos se quisermos ser. A razão pela qual não podemos nos tornar literatos não é que não saibamos escrever, nem é porque não saibamos escrever chinês. Se nossos corações estão cheios de ideias, e podemos escrever nossos corações como John Banyan fez, então isso é literatura de primeira classe. Como Carlyle disse, "Vá fundo em qualquer coisa, e há música em cada lugar profundo." Escreva seus sentimentos como eles são, e você terá uma peça fluente e fina de literatura. Na minha própria experiência, descobri que as melhores frases são aquelas que escrevo do meu coração, independentemente de haver ou não erros no kana ou se a gramática está correta ou não, em vez da escrita que escrevi depois de fazer muita pesquisa para descobrir o que Wen Tianxiang escreveu ou o que Hakurakuten escreveu, e mesmo que as pessoas de fora comentassem sobre isso, elas diriam que é a melhor escrita. Esse é o segredo de uma pessoa literária. Qualquer um de nós pode legar esse tipo de literatura. Devemos ser gratos por isso. Se não conseguimos legar nossos negócios, Deus nos deu palavras, e já que Ele nos deu a literatura, seres humanos, podemos legar nossos pensamentos às gerações futuras por meio da literatura.
Isso me leva a outro problema. Não podemos acumular dinheiro e não podemos fazer negócios. Se todos vocês se tornarem literatos, os editores podem ficar felizes, mas a sociedade não ficará feliz. O aumento do número de pessoas alfabetizadas no mundo só agradará aos tipógrafos e aos fabricantes de papel, e pode não ser benéfico para a sociedade em geral. Portanto, se não pudermos ou não quisermos nos tornar literatos e não tivermos pensamentos, se tivermos ideias como as de Banyan, mas não conseguirmos soletrar como Banyan, surge a questão de saber se temos algum legado para as gerações futuras. Este é um problema que sempre me ocorreu. Vejo que se tornar um estudioso literário é, como eu disse antes, uma coisa perigosa de se fazer, no entanto, não é algo que alguém deva desejar se tornar um estudioso literário. Por exemplo, como diz um professor (...), se você entrar em uma universidade e obter um diploma de bacharel, ou mesmo for para os Estados Unidos e se formar na escola, você pode se tornar um professor. Muitas vezes ouvi, e ainda me lembro, das palavras do Dr. Seelye, o vice-diretor da Armistice University, a quem eu tinha uma grande dívida, que disse: "Se você pagar o suficiente nesta escola, poderá ter quantos acadêmicos quiser. Há muitas pessoas que estudam geologia e muitas pessoas que estudam zoologia. Há muitos geólogos e zoólogos. No entanto, há muito poucas pessoas que podem ensinar geologia e zoologia. Há muitos literatos, mas há poucos que podem ensinar literatura. Portanto, há 30 ou 40 professores nesta escola, e esses 30 ou 40 professores são muito preciosos porque eles não apenas conhecem o assunto, mas também podem ensiná-lo." Isso é algo que devemos considerar profundamente e não devemos pensar que podemos nos tornar professores simplesmente nos formando na escola. Acredito que se tornar um professor escolar é um tipo de vocação especial. Um bom professor não é necessariamente um graduado universitário. Como o Sr. Oshima sabe, quando estávamos em Sapporo, o Sr. Clark era professor e ele ensinava botânica. Como não havia outros botânicos naquela época, considerávamos o Dr. Clark um botânico de primeira linha. Achei que o que ele disse estava correto em botânica. No entanto, quando fui ao seu país natal e perguntei a ele sobre isso, revelei sua verdade. Um dos estudiosos em seu país riu e disse que era estranho que o Dr. Clark falasse sobre botânica. No entanto, ele era um homem de grande poder. Ele tinha o poder de colocar a botânica nas mentes dos jovens e criar interesse no estudo da botânica. Portanto, ele era muito valioso como professor de botânica. Portanto, não devemos pensar que, enquanto estudarmos, podemos nos tornar professores. Devemos abandonar a ideia de que se apenas tivermos pensamentos, todos nós podemos nos tornar professores. Uma pessoa que se torna um professor deve ser capaz de passar o aprendizado para os jovens - também deve ter aprendizado - em vez de ser capaz de aprender. Transmitir isso é uma habilidade. Essas são palavras curtas, mas contêm muito significado. Mesmo que desejemos nos tornar um homem de letras ou um professor de escola, nem todos podem fazê-lo.
Se uma pessoa não pode deixar dinheiro ou negócios, ela pode se tornar um homem de letras ou um professor e morrer com suas ideias? Não é. No entanto, acredito que literatura e educação são muito mais fáceis do que criar uma indústria ou acumular dinheiro porque podem ser feitas de forma independente. Literatura, em particular, é um empreendimento independente. Nas escolas de hoje, nenhuma escola governamental, incluindo escolas missionárias, pode transmitir nossas ideias, mesmo que digam que podem. Portanto, o negócio escolar é um negócio muito difícil de fazer como um negócio independente. No entanto, quando se trata do negócio literário, a sociedade está quase inteiramente à nossa disposição. É um fato claro que muitas pessoas que queriam se tornar independentes deixaram a política e entraram na religião, deixaram a religião e entraram na educação, e deixaram a educação e finalmente entraram na literatura. Muitos grandes homens fugiram para a literatura. A literatura é provavelmente o esconderijo mais útil para aqueles que mantêm o pensamento independente. No entanto, como acabei de dizer, não é um caminho que todos podem entrar.
É aqui que entra a questão. Se eu não consegui me tornar um homem de letras ou um professor, então surge a questão sobre o que mais posso legar às gerações futuras. Muitas vezes me sinto decepcionado por causa disso. Então não tenho nada para deixar para trás. Não posso me tornar um empreendedor, acumular dinheiro, escrever livros ou ensinar. Então devo desaparecer como uma pessoa inútil, como uma pessoa comum? Como Lu You disse, "Depois que eu morrer, meus ossos se deteriorarão, meu nome não estará na história" e às vezes caio em um estado de decepção, pensando que minha vida terminará com esse lamento. No entanto, acredito que há um legado maior do que esses três, o maior legado que alguém pode deixar para trás. É de fato o maior legado. O dinheiro também é um legado, mas não posso chamá-lo de o maior legado. Os negócios também são um grande legado, mas não posso chamá-los de o maior legado de todos os tempos. A literatura, como mencionei antes, também é uma coisa muito preciosa, e os escritos dos meus pensamentos são um legado verdadeiramente valioso para as gerações futuras, mas não posso chamá-los de o maior legado. A razão pela qual não pode ser chamado de o maior legado é que não é um legado que pode ser deixado para ninguém. Não só isso, mas o resultado não é necessariamente inofensivo. Como mencionei ontem, o dinheiro pode ser muito lucrativo dependendo de como é usado, mas também pode ser muito prejudicial se for usado de forma inadequada. O mesmo é verdade nos negócios. Os negócios de Cromwell e Livingston são muito lucrativos, mas também são muito prejudiciais. Escrever um livro tem muitas coisas boas e muitas coisas ruins também. Não podemos chamá-lo de legado perfeito ou o maior legado.
Vida nobre e corajosa como legado
Qual é, então, o maior legado? Eu acho que há um legado que os seres humanos podem legar às gerações futuras, um legado que ninguém mais pode legar, um legado que é apenas benéfico e não prejudicial. Se eu tivesse que dizer o que é, eu diria que é uma vida nobre e corajosa. Eu acho que esse é o verdadeiro legado. Eu não acho que nenhum outro legado seja um legado que alguém possa legar. Mas o que é uma vida nobre e corajosa, é uma vida que você e eu conhecemos há muito tempo, sem que eu tenha que dizer aqui. Em outras palavras, é acreditar que este mundo não é um mundo governado pelo diabo, mas um mundo governado por Deus. Devemos acreditar que este não é um mundo de decepção, mas um mundo de esperança. Devemos levar adiante a ideia de que este mundo não é um mundo de tristeza, mas um mundo de alegria, e deixar este mundo com nossa vida como um presente para o mundo. Eu acredito que este legado é um legado que pode ser deixado por qualquer um. Se olharmos para as obras de grandes homens de letras e literatura, ou olharmos para as obras de grandes homens de negócios, os livros que eles escreveram e as obras que deixaram para trás são grandes, mas comparados à vida do homem que deixaram para trás, são pequenos legados. As cartas de Paulo são muito úteis, mas quando comparadas à sua vida, acho que têm pouco valor. O próprio Paulo foi uma pessoa mais importante do que os romanos ou os gálatas. A criação do reino anglo-saxão por Cromwell foi uma grande conquista, mas a própria vida de Cromwell, na qual ele realizou seu pensamento independente naquela época e viveu uma vida heróica por Deus, é um legado para a sociedade que é dez vezes ou mesmo cem vezes maior do que os negócios de Cromwell. Sou um grande admirador dos livros de Thomas Carlyle. Algumas pessoas me odeiam por isso, mas tenho grande respeito por Carlyle como um todo. Muitas vezes me beneficiei da leitura de seus livros e fui inspirado por eles. No entanto, depois de ler os 40 livros escritos por Thomas Carlyle e compará-los com a vida do próprio Carlyle, acho que os escritos de Carlyle têm pouco valor. Lembrei-me disso outro dia quando li uma biografia de Carlyle. Como você sabe, o livro mais famoso que Carlyle escreveu foi a história da Revolução Francesa. Um historiador disse uma vez: "Em termos de narrativa histórica e estilo, a "História da Revolução Francesa" de Carlyle é provavelmente a melhor escrita por um inglês e, se não for a melhor, deve estar entre as melhores." Tenho certeza de que todo leitor deste livro sentirá o mesmo. Este livro nos mostra um panorama da Revolução Francesa como se fosse uma imagem vívida dos eventos de cem anos atrás, e como se tivesse sido escrito por um grande pintor, mas não poderia ser escrito da mesma forma. Damos grande valor a este livro. Somos realmente muito gratos pelo livro que Carlyle nos deixou. No entanto, há algo ainda mais valioso do que este livro quando olhamos para os experimentos da vida de Carlyle escrevendo sobre a Revolução Francesa. É uma longa história, mas deixe-me contá-la aqui. Foi quase o trabalho de uma vida inteira para Carlyle escrever este livro. Se você olhar para a "História da Revolução", você pensaria que qualquer um poderia ter escrito um livro deste calibre. No entanto, é um livro que foi o resultado de uma extensa pesquisa histórica e da coleta de uma ampla gama de material, e é de fato um livro que Carlyle escreveu com todo o sangue de sua vida. Levou várias décadas, não me lembro quantas, para finalmente escrever um livro que fosse exatamente o que ele queria. Então o livro se tornou um manuscrito e ele o escreveu em papel pautado. Ele esperou e esperou, pensando que chegaria o momento em que ele seria capaz de publicá-lo. Quando o amigo de Carlyle veio, Carlyle lhe contou sobre o livro, ele disse: "Este é um livro muito bom, e espero que você me permita lê-lo esta noite." Carlyle achou que o que havia escrito era chato, e queria pedir a crítica de alguém, então emprestou a ele. Depois de emprestar a ele, o amigo levou para casa. Um amigo do amigo veio, pegou, leu e disse: "Este é um livro interessante, por favor, deixe-me lê-lo esta noite." Então o amigo disse e emprestou a ele, "Traga para mim amanhã de manhã cedo, e eu empresto a você", o amigo levou o livro para sua casa e leu com grande esforço, e quando ele leu até o amanhecer, ele descobriu que era um obstáculo para seus negócios amanhã, então ele deixou o livro em sua mesa e adormeceu. Na manhã seguinte, antes de acordar, um servo veio à casa e decidiu acender o fogão antes que o mestre acordasse, como você sabe, no Ocidente, o papel é usado como um substituto para o papel, então ela procurou algumas antiguidades boas, e descobriu que havia muitas delas espalhadas na frente da mesa, o que ela achou que seria bom, então ela enrolou todas, colocou no fogão, acendeu o fogo e queimou. Ela queimou "História da Revolução" de Carlyle, o que levou décadas ou mais. Virou fumaça em três ou quatro minutos no relógio. Então, quando o amigo ouviu sobre isso, ele ficou muito surpreso. Ele não pode dizer nada sobre isso. Se fosse outra coisa, se ela queimasse papel dinheiro, ela poderia compensar; se ela queimasse uma casa, ela poderia construí-la, no entanto, não há como expiar a queima de algo que foi o resultado de um pensamento apaixonado, algo que levou décadas de esforço apaixonado para escrever. O que está morto não volta à vida. Eles cortaram o estômago, mas isso é tudo e foi o fim. Ele contou ao amigo sobre isso, mas o amigo não conseguiu fazer nada a respeito e permaneceu em silêncio por uma semana. Ele não sabia o que dizer. Ele não tinha escolha, então contou a Carlisle sobre isso. Carlyle ficou atordoado por cerca de dez dias e não fez nada. Acho que até Carlisle deve ter se sentido da mesma forma. Isso o deixou com raiva. Ele era uma pessoa muito temperamental, então ficou muito bravo. Ele deixou a história de lado naquela época e leu um romance chato que não lhe serviu de nada. Enquanto isso, no entanto, ele voltou a si e disse: "Thomas Carlyle, você é um tolo, e a 'História da Revolução' que você escreveu não é preciosa de forma alguma. A primeira coisa preciosa é você suportar essa dificuldade e pegar a caneta novamente para reescrevê-la. É inútil enviar à sociedade uma 'história da revolução' escrita por uma pessoa que está decepcionada com ela." Ele se inspirou e escreveu o livro novamente. Isso é tudo o que há na história. Mas quando entramos na mente de Carlyle naquela época, estávamos cheios de especulações. A grande coisa sobre Carlyle é que ele reescreveu o livro "História da Revolução" não pelo bem de escrevê-lo, mas pelo bem de reescrever o que havia sido queimado no fogo. Mesmo que o livro não tenha sobrevivido, ele realmente deixou um grande legado para as gerações futuras. Mesmo que não consigamos fazê-lo ou tenhamos azar, Carlyle nos deixou um grande legado no sentido de que ele restaurou nossa força e nos lembrou que não devemos abandonar nossos negócios e que devemos reunir coragem para voltar a eles.
Quais são os males do nosso tempo? A falta de dinheiro, a escassez de negócios em nosso país e a falta de bons livros, com certeza. No entanto, o que é que o povo japonês precisa um do outro? É falta de livros, dinheiro ou negócios? Claro, há falta dessas coisas. No entanto, quando penso nisso, a deficiência mais importante hoje é a deficiência de vida. É por isso que hoje em dia somos tão frequentemente movidos pela ideia de aprendizado e educação, em outras palavras, cultura (cultivo). Estamos preocupados que devemos aprender a todo custo, que devemos investir em aprendizado para nossos jovens a todo custo e que devemos educar e ensinar as gerações futuras. Claro, isso é uma coisa muito boa. Se assumíssemos que nascemos cem anos depois e lêssemos a história das pessoas no ano de 1894, como nos sentiríamos ao ler isso? Quando lemos os nomes das pessoas que foram aos EUA para obter dinheiro para construir essas escolas, igrejas e centros juvenis, descobrimos que essas pessoas foram aos EUA para obter dinheiro para construí-los, ou que essas pessoas os construíram por meio desse tipo de movimento. Quando lemos isso, podemos pensar e ficar desapontados dizendo "Ah, eu não posso fazer uma coisa dessas, não posso obter dinheiro mesmo se for para a América agora, e não tenho o poder de colaborar com outros assim. Não posso fazer esse tipo de imitação. Não posso fazer esse tipo de negócio." Em outras palavras, se eu fosse uma pessoa daqui a cinquenta ou cem anos, eu poderia ter herdado uma escola dos dias de hoje. Eu poderia ter herdado uma igreja. Mas eu não teria recebido a força motriz que me faz trabalhar. Eu não teria recebido nada de importante. Mas se há uma igreja aqui que é chata, eu poderia vender o prédio dessa igreja chata e ela poderia valer muito pouco dinheiro. No entanto, quando você ouve a história da igreja, você pode hipoteticamente determinar que a história foi assim: ...... O construtor desta igreja era um homem muito pobre, um homem de pouco aprendizado, mas este homem cortou toda a sua extravagância, deixou todas as suas paixões para trás e construiu esta igreja apenas com sua força....... Quando leio esse tipo de história, isso me dá coragem. Se ele pode fazer isso, não há nada que eu não possa fazer, e eu mesmo tentarei fazer.
Gostaria de contar uma história sobre um homem que foi um herói do Japão na era moderna, ou talvez eu devesse dizer um herói do mundo. Entre os heróis do mundo, havia um homem chamado Kinjiro Ninomiya, que nasceu no bairro do Monte Hakone, onde estamos hospedados. Quando li sua biografia, senti uma grande inspiração. Devo muito ao Sr. Kinjiro Ninomiya. Seus negócios não se espalharam amplamente no Japão. Se eu fosse resumir todas as suas realizações, diria que ele salvou apenas as pessoas de 20 ou 30 aldeias. No entanto, qual é a razão pela qual a vida desse homem me beneficiou e por que beneficiou tantas pessoas no Japão hoje? Nada, esse homem legou uma vida inteira de presentes, não apenas o presente dos negócios. Alguns de vocês já devem conhecer a história de sua vida, mas deixe-me contar um pouco sobre ela. Kinjiro Ninomiya perdeu seu pai quando tinha 14 anos e sua mãe quando tinha 16, sua família era pobre e não tinha nada, então ele foi deixado aos cuidados de um tio muito cruel. Ele não tinha um centavo em seu nome, e a riqueza de sua família estava em um estado ruim. Ele tinha um irmão mais novo e uma irmã mais nova. Ele era um órfão sem um único centavo. Como ele ganhava a vida? Ele estava na casa de seu tio e enquanto ele o ajudava, ele queria ler um livro. Quando ele fez isso e leu um livro, seu tio o repreendeu. Ele disse a ele que era absurdo usar este óleo caro para ler livros, e ele não o deixaria ler. Então ele ouviu que era errado usar o óleo de seu tio sem avisá-lo, então ele decidiu: "Então eu não lerei até que meu óleo esteja pronto." Então, ele foi para um lugar desconhecido perto do rio e plantou sementes de colza. Demorou um ano para colher nove ou dez litros de colza. Ele então levou a colza a uma loja de óleo para trocá-la por óleo, que ele então usou para procurar em livros. Quando ele fez isso, ele foi repreendido novamente. Se todo o óleo é seu, não pense que você pode ler livros. Seu tempo é meu também. Se você vai fazer algo estúpido como ler um livro, você pode muito bem gastar esse tempo torcendo uma corda.” Ele também não tinha escolha a não ser trabalhar o dia todo e ler livros mais tarde porque seu tio lhe disse para fazer isso. ...... Ele era um homem de estudo duro dessa forma. Como ele fez uma vida para si mesmo? Quando os moradores brincavam, especialmente em dias de festival, havia um pântano em um campo próximo que havia sido transformado em um pântano por uma enchente. Em seu próprio tempo, e não no de seu tio, ele drenou toda a água do pântano, preparou um campo com um pequeno buraco e levou-o até lá para plantar arroz. Desta forma, ele colheu seu primeiro fardo de arroz. De acordo com sua autobiografia, "Minha alegria em receber um fardo de arroz foi indescritível. Este foi o primeiro presente direto do céu para mim, e aquele fardo valeu um milhão para mim." Ele gradualmente continuou dessa forma, e quando tinha 20 anos, ele deixou a casa de seu tio. Naquela época, ele tinha três ou quatro fardos de arroz. Ele foi a primeira pessoa a terminar o trabalho. Olhando para sua vida do começo ao fim, ele disse: "Este universo foi realmente criado por Deus..., não Deus, mas o Céu, e o Céu é um ser verdadeiramente benéfico. Os céus são realmente tão benéficos que eles só querem ajudar a humanidade. Portanto, se nos rendermos ao céu e à terra e seguirmos as leis do céu, o céu nos ajudará, mesmo que não queiramos." Ele não apenas manteve essa crença, mas também a colocou em prática. A história é longa, mas no final, ele melhorou as aldeias em dezenas de milhares de Koku e se usou inteiramente para o benefício dos outros. Ele era um homem de grande mérito em termos de melhoria econômica e agrícola no fim do antigo xogunato. Quando olhamos para a vida de uma pessoa como o Sr. Kinjiro Ninomiya, frequentemente pensamos: "Se ele conseguiu fazer isso, então não há nada que eu não possa fazer tão bem." É um pensamento comum, mas é um pensamento muito valioso. Mas então, sentimos que se obedecermos às leis do universo sem depender dos outros, confiando em Deus e em nós mesmos, o mundo será como desejamos que seja, e seremos capazes de fazer o que queremos fazer neste mundo. Embora o negócio de Kinjiro Ninomiya não fosse grande, sua vida era muito mais. Tenho certeza de que não apenas eu, mas dezenas de milhares de pessoas no Japão foram "inspiradas" por este homem. Você deveria ler sua biografia. Há um livro intitulado "Sontoku Ninomiya, o Grande" em "Shonen Bungaku" (Literatura para Meninos), mas é um livro chato. O livro que leio com mais frequência é "Houtoku-ki", um livro de cerca de 500 páginas publicado pelo Ministério da Agricultura e Comércio. Espero sinceramente que você leia este livro. É um livro que nos dá novas ideias e novas esperanças. É realmente como ler uma Bíblia cristã. Portanto, mesmo que não consigamos deixar para trás um legado do negócio, acredito que se seguíssemos o exemplo de Kinjiro Ninomiya, ou seja, se levássemos uma vida de independência, seríamos de fato os que legariam um grande negócio.
Vou terminar agora porque o tempo está ficando longo, mas gostaria de repetir diante de vocês uma palavra que sempre me deu um profundo sentido da minha vida. Uma de nossas membras se formou no Seminário Mount Holyoke em Massachusetts, que é uma antiga escola para meninas. É muito boa. No entanto, se eu fosse avaliar a escola, diria que não acho que seja a melhor escola para meninas nos Estados Unidos, especialmente em termos de educação e desenvolvimento intelectual. Existem muitas escolas boas para meninas nos Estados Unidos. Existe a Smith School for Girls, que é uma escola grande. Existe também a Wellesley School em Boston e a Bryn Mawr School na Filadélfia. Mas o Seminário Mount Holyoke é uma escola muito poderosa que fez muito pelo mundo. A razão pela qual a escola (ouvi dizer que a escola estava em boas condições naquela época, mas até recentemente era uma escola organizada para meninas) se tornou uma força para inspirar o mundo foi que havia uma mulher muito especial na escola. Ela era uma mulher chamada Mary Lyon, que possuía uma alma e um espírito que superavam as melhores máquinas de física, os melhores observatórios e os melhores acadêmicos. Não posso descrever sua vida na íntegra aqui, mas suas últimas palavras para seus alunos devem encorajar as mulheres entre nós, assim como os homens. Muitas vezes pensei sobre a vida dessa mulher, que era como um samurai japonês. Ela era uma mulher cheia de cavalheirismo.
Vá onde os outros não gostam de ir. Faça o que os outros não querem que você faça.
Esta é a base sobre a qual o Seminário Mount Holyoke se apoia. Acredito que este é o poder que inspirou o mundo. É o espírito de fazer o que os outros não gostam e ir aonde os outros não gostam. Então, estamos caminhando nessa direção em nossa vida? Muitos de nós não estamos tão inclinados, mas sim, estamos fazendo o que queremos fazer porque os outros estão fazendo. Não somos como, "Eu farei o que os outros fazem porque os outros fazem". Outros estão indo para a América para ganhar dinheiro, então eu estou indo para a América, outros serão grandes mestres, então eu serei um grande mestre e, mais recentemente, uma vez que a religião cristã ganhou uma boa reputação, eu serei um ministro cristão. Quando vou para a região de Kanto, descubro que muitas coisas não são encontradas na região de Kansai. Há muitas coisas boas na região de Kanto. Acho que há mais coisas boas em Kanto do que em Kansai. O povo de Kanto está sempre falando sobre "obstinação". Uma pessoa má tem um chicote torto, que é facilmente reconhecido por uma cabeça castanha esférica. Se o chicote de sua cabeça estiver torto assim, ele é sempre mau. Quando as pessoas dizem vá para a direita, ele diz para a esquerda, e quando as pessoas dizem vá para aqui, ele diz para lá", isso é especialmente verdadeiro para o povo de Jyoshu (eu não sou de Jyoshu, no entanto). Eu não acho que esse seja um espírito que deva ser honrado, mas é a vontade do samurai. Se removermos esse espírito de nós, nos tornaremos guerreiros covardes. Como todos sabem, Tokugawa Ieyasu tinha muitas qualidades excelentes, mas quando ele foi para as margens do rio quando criança, ele viu dois grupos de crianças brigando e atirando pedras uma na outra. Ieyasu viu isso e ordenou que seus servos ajudassem o grupo menor. Os mais numerosos estavam bem, então ele disse a eles para irem até os menos numerosos e ajudá-los. Essa era a grande coisa sobre Tokugawa Ieyasu. Existem apenas alguns que defendem a justiça em qualquer momento. Portanto, o que devemos fazer é sempre defender os poucos justos e, por causa dessa retidão, devemos dar um golpe contra a multidão de pessoas injustas. Claro, isso não significa que devemos ajudar o lado perdedor. O que eu quero é a vontade de lutar com os poucos. Esse é o espírito. Eu quero isso em todos nós. Quando nos posicionamos do lado da justiça hoje, quando nós, os poucos, nos posicionamos pela justiça, espero que pelo menos aqueles de nós que vieram para esta escola de verão fiquem com eles. Então, quando as gerações futuras ouvirem sobre nós, elas dirão que, embora essas pessoas não tivessem poder, riqueza e aprendizado, elas passaram a vida inteira trabalhando pelos princípios que possuíam. Acredito que esta é uma vida que qualquer um pode legar. E então estamos felizes em poder deixar esse legado para trás, não importa como nossa vida possa ter sido.
Esses pensamentos não ocorrem a você com frequência? Se eu não tivesse relações familiares, eu teria sido capaz de fazer grandes coisas, ou se eu tivesse dinheiro e tivesse me formado em uma universidade e ido para a Europa e América para melhorar meu conhecimento, eu teria sido capaz de fazer grandes coisas, ou se eu tivesse bons amigos, eu teria feito grandes coisas. No entanto, grandes feitos podem ser feitos superando vários infortúnios, e é isso que grandes feitos são. Portanto, quando olhamos dessa forma, é mais agradável para nós ter obstáculos em nosso caminho. Quanto mais obstáculos tivermos, mais poderemos fazer nosso trabalho. Podemos legar às gerações futuras nossas vidas e negócios corajosos. Quanto mais oposição enfrentarmos, mais interessante será. É interessante que não tenhamos amigos, que não tenhamos dinheiro, que não tenhamos aprendizado. Se desfrutarmos do favor de Deus e pudermos superar essas deficiências por meio de nossa fé, legaremos um grande empreendimento. Quanto mais zelosamente os superarmos, maior será nosso legado para as gerações futuras. Se eu tivesse muito dinheiro, uma boa posição e pouca responsabilidade, não haveria nada que eu pudesse ter feito que teria dado um grande negócio. Mesmo que o empreendimento seja pequeno, ao superar todas essas objeções, as gerações futuras serão grandemente beneficiadas por mim. Acredito que superar várias inconveniências e oposições é nossa grande tarefa. Portanto, como Jacó, acredito que devemos ser gratos pelas tribulações que encontramos.
Minhas palavras são muito complicadas e meu tempo é limitado, então não posso dar a vocês todos os meus pensamentos. No entanto, vou me despedir agora e descer a montanha. Gostaria de guardar pelo menos alguns legados para quando nos encontrarmos novamente no ano que vem. Quando nos encontrarmos novamente depois deste ano, é bom dizer que deixamos algo para trás, que acumulamos tanto dinheiro para as gerações futuras este ano, que fizemos tanto trabalho para as gerações futuras este ano, ou que escrevemos um artigo sobre meus pensamentos em uma revista, mas é ainda melhor dizer que pelo bem das gerações futuras ajudei os fracos, pelo bem das gerações futuras superei tantas dificuldades, pelo bem das gerações futuras cultivei tanto caráter, pelo bem das gerações futuras exercitei tanto cavalheirismo, pelo bem das gerações futuras superei tanta compaixão. Gostaria de me reunir aqui novamente com essas histórias. Se continuarmos a avançar ano após ano com essa mentalidade, nossa vida não será uma vida de cinquenta ou sessenta anos, mas será como uma árvore plantada à beira da água, brotando gradualmente brotos e galhos. Não é uma vida de pouco crescimento e nenhum valor, como enxertar uma árvore em bambu ou bambu em uma árvore. É minha maior esperança viver uma vida como esta, que conforta meu coração todos os dias e me encoraja em tudo o que faço. Não entrarei em meu outro assunto, "Pessoas religiosas que não são sérias", porque não tenho tempo para isso. Não vou, mas acredito que já contei o suficiente sobre o espírito em que vivo. Um crente sincero faz o que acredita. Qualquer um pode simplesmente falar alto. Não importa o quanto estudemos teologia ou leiamos filosofia, enquanto não tivermos o espírito para praticar sinceramente os princípios em que acreditamos, Deus é um gentio para nós. Portanto, devemos fazer exatamente o que Deus nos fez saber. Devemos fazer tudo o que achamos que devemos fazer. Se anunciarmos ao mundo que a justiça finalmente prevalecerá e a injustiça será finalmente derrotada, devemos fazer exatamente o que fizemos. Isso é o que chamo de um crente sincero. Mesmo que não tenhamos nada para legar às gerações futuras, mesmo que não tenhamos nada para sermos lembrados como tal pelas gerações futuras, gostaríamos de legar às gerações futuras que elas dirão que vivemos uma vida de sinceridade enquanto estávamos vivos neste mundo. (Aplausos)